TOSSE

A tosse persistente pode trazer muitos incômodos e até complicações como fraturas de costela. A tosse é classificada de acordo com a duração em:

O que causa a tosse aguda?

A tosse aguda geralmente é causada por infecções, tanto das vias aéreas superiores (resfriado, sinusite), quanto de vias aéreas inferiores e pulmões (bronquite, pneumonia). Pode também expressar a piora de uma doença pré-existente, como asma, bronquiectasias (dilatação crônica dos brônquios) e sinusite crônica.

Ocasionalmente a tosse aguda decorre da inalação de agentes que irritam os brônquios, do ambiente ou do local de trabalho.

O que causa a tosse subaguda?

Novamente, as infecções são as causas mais freqüentes. Sinusite após resfriado é a causa mais comum; na maioria das vezes não há febre nem dor de cabeça, a tosse sendo o único sintoma da sinusite. Esta possibilidade deve ser considerada se há catarro que desce pela parte posterior da garganta ou um pigarro constante.nflamação dos brônquios após viroses pode resultar em tosse que dura várias semanas.

Piora de condições pré-existentes e refluxo (ver abaixo) também podem resultar em tosse subaguda.

Quais as causas da tosse crônica?

Pacientes com tosse crônica devem ser submetidos à radiografia de face e de tórax.

Rinites e sinusites são as causas mais comuns, se a radiografia de tórax é normal. Se a radiografia de tórax é alterada, a investigação pelo especialista será dirigida pelos achados (suspeita de tumor, tuberculose, etc.). Se a radiografia de tórax é normal e rinite e sinusite foram excluídas, outras causas devem ser buscadas, especialmente asma, refluxo, bronquite crônica e uso de certos medicamentos. A asma pode se manifestar apenas como tosse crônica, sem chiado ou falta de ar. O refluxo se caracteriza por subida do ácido do estômago para o esôfago. Azia e regurgitação sugerem esta possibilidade, mas podem estar ausentes.

Alguns medicamentos usados para tratamento de pressão alta (captopril, enalapril, propanolol) podem dar tosse.

Fumantes freqüentemente têm bronquite crônica (ver DPOC), causada pelo cigarro.

Que achados sugerem a causa da tosse?

Tratamento da tosse

O tratamento da tosse deve ser dirigido para a causa. Em casos ocasionais o médico poderá prescrever medicamentos especificamente contra a tosse. Em geral o efeito é pequeno ou inexistente.

<< voltar